Porto do Pecém se estabelece como um motor de desenvolvimento no nordeste brasileiro e apresenta um ambiente saudável para o mercado logístico

No Nordeste do Brasil, o Porto do Pecém, no Ceará, se destaca como um dos principais portos do país — sendo o sexto maior do Brasil e o segundo maior da região. Os quase 30 anos de investimentos transformaram a infraestrutura local, melhorando a malha rodoviária, incentivando a indústria, a economia e o setor logístico da região.

Segundo o IBGE Cidades, o estado do Ceará tem uma receita bruta de R$ 46 bilhões. Parte dessa receita retorna em forma de investimentos, muitos dos quais estão diretamente ligados ao desenvolvimento proporcionado pelo porto.

Atualmente, 70% do Porto do Pecém pertence ao Estado do Ceará, enquanto os outros 30% são controlados pela autoridade portuária de Roterdã, Holanda do Sul, Países Baixos. A área do complexo é dividida em três partes: o porto, a zona industrial e a ZPE (Zona de Processamento de Exportação).

A ZPE é uma área de livre comércio exterior que, junto com a indústria, fomenta o desenvolvimento da região, como explica Raul Viana, gerente de negócios portuários do Porto do Pecém.

“A ZPE foi criada para atrair e garantir a permanência dos investimentos. A siderúrgica é nosso principal caso de sucesso. Ela foi atraída pelos incentivos fiscais oferecidos pela ZPE, que beneficiam as empresas localizadas dentro da poligonal da ZPE, e permaneceu no local”, explica Viana.

Outro atrativo da região é a possibilidade de os insumos importados se beneficiarem dos incentivos fiscais oferecidos pela ZPE, com uma redução de cerca de 30% no recolhimento de impostos.

Impactos no mercado imobiliário para atender à demanda

A região do Porto do Pecém é predominantemente industrial, e Viana destaca que vem recebendo grandes investimentos para a implementação de projetos como o de hidrogênio verde, com seis pré-contratos assinados, que podem gerar mais de USD 24 bilhões.

Os investimentos no complexo atraem empresas, que, por sua vez, atraem outras companhias, alimentando uma cadeia industrial e logística.

“Os fornecedores das empresas já estabelecidas também podem ser atraídos para a região. Essas são empresas que talvez ainda não estejam presentes, mas que podem estabelecer relações comerciais com as novas indústrias. É visível o crescimento acelerado da região. Já temos condomínios logísticos e áreas de armazenagem, que estão se preparando para atender a essa demanda crescente”, explica Viana.

Infraestrutura e Impactos Regionais

O Porto do Pecém é conectado a três rodovias federais — BR-222, BR-020 e BR-116 — e a várias rodovias estaduais, como a CE-085, que liga o porto a Fortaleza, e a CE-156, que corta o Estado de norte a sul.

As exportações do Porto acumulam mais de um trilhão de dólares, com uma média de 18 milhões de toneladas de commodities, graneis, combustíveis e outros produtos industriais exportados anualmente. De acordo com Viana, parte da força de trabalho vem de Fortaleza, e os investimentos no porto impactam diretamente a economia da região.

Siqueira também concorda e afirma que as expansões do porto impulsionam o consumo local, o que influencia a presença da Log Commercial Properties na região, que concentra suas operações em grandes polos de consumo.

“O crescimento do Porto certamente atrairá mais pessoas para trabalhar na região, gerando aumento no consumo. É aí que a Log Commercial Properties entra, acomodando novos players. Esse crescimento vai, sem dúvida, aumentar a demanda por galpões logísticos”, comenta.

https://siila.com.br/noticias/porto-do-pecem-estabelece-como-motor-desenvolvimento-nordeste-brasileiro-apresenta-ambiente-saudavel-mercado-logistico-brasileiro/7363/lang/pt-br

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